sexta-feira, 29 de junho de 2012

NITROSAMINAS - VOCÊ COME ISSO?


O nitrito (código P VII) e o nitrato (código P VIII) são dois conservantes alimentares artificiais que impedem o desenvolvimento de bactérias patogênicas, como a do botulismo, aumentando a vida útil do alimento industrializado. É muito usado nos embutidos: linguiças, salames, salsichas, presunto e na carne-de-sertão. Tais substâncias reagem com aminas liberadas pelas proteinas das carnes, no meio ácido do estômago, formando as nitrosaminas. Essas podem causam câncer, dependendo de cada indivíduos, da concentração desses conservantes e da frequencia com que ingere esses alimentos.
Figura:


http://engenhariadealimentosufc.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. Aracélli,
    Parabéns pela inciativa do blog !
    Obrigada pela fantástica aula de reeducação alimentar.
    Forte abraço,
    http://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aracéli ( Ara )

    Visitei o seu blog. Está muito bom. Realmente se deve promover a construção do conhecimento sobre a química dos alimentos, dos agrotóxicos, dos metais pesados e dos aditivos químicos não só no Ensino Médio como também incluir noções básicas no Fundamental.

    Quanta coisa ingerimos errada pela simples ignorância dos conhecimentos básicos sobre os conservantes artificiais que prejudicam tanto a nossa saúde. Obrigada pela informação.

    Beijos

    Antonia

    ResponderExcluir