sexta-feira, 29 de junho de 2012

METAIS PESADOS NOS ALIMENTOS- INIMIGOS INVISÍVEIS.


Os metais pesados são aqueles situados, na Tabela Periódica, entre o cobre e o bismuto e possuem números de massa elevados. São elementos químicos bioacumulativos pois não são destruídos nem eliminados pelo organismo. São extremamente reativos, tóxicos à saúde e prejudiciais ao meio ambiente. Alguns deles, quando em quantidades ínfimas, são necessários à vida, entretanto o MERCÚRIO, o CHUMBO, o ARSÊNIO e o CÁDMIO são altamente tóxicos em quaisquer proporções.
São lançados na natureza como resíduos industriais e domésticos (lixo) ou como pesticidas (agrotóxicos), contaminando o solo, a água, os alimentos e o ar. Absorvidos pelos tecidos vegetais e animais (intestino e pulmões), acumulam-se nas células de vários órgãos, como cérebro, rins, fígado,etc, causando desde a fadiga até doenças degenerativas como paralisia cerebral, câncer, etc. A fadiga ocorre porque eles destroem as mitocôndrias celulares, onde a energia do alimento é liberada para os processos vitais. Causam as doenças degenerativas porque afetam os cromossomos e genes nos núcleos celulares.

CHUMBO

Sua contaminação ocorre pela água transportada em canos de chumbo, pelo leite ou outros alimentos armazenado em recipientes desse metal; em tintas e esmaltes à base desse elemento, usadas em brinquedos, em cerâmicss (pratos etc); por pesos das linhas de pesca e pelas baterias de automóveis descartadas nos lixões.
SATURNISMO- Intoxicação pelo chumbo. Caracteriza-se pela degeneração progressiva de regiões do cérebro, irritabilidade, perda de memória, alucinações, depressão, vertigem, além de distúrbios de visão e audição. Tremor muscular, fadiga, formigamento, paralisia dos membros; impotência, diminuição da libido e sérios danos ao patrimônio genético. Dores abdominais severas, constipação, úlceras orais; sensação de gosto metálico. Anemia, hepatite e disfunção renal.

CÁDMIO- O cádmio é encontrado em baterias de celulares, em materiais fluorescentes dos televisores, em pigmentos amarelos, como estabilizante de plásticos PVC e em inseticidas organoclorados.
EFEITOS NOCIVOS- A exposição ao cádmio provoca fibrose, edema e enfisema pulmonar; problemas cardiovasculares, dores articulares e abdominais, náusea, diarréia e hipotermia. É comprovadamente cancerígeno. Como componentes organoclorados (agrotóxicos-inseticidas, como o heptacloro, pode provocar leucemia eneuroblastoma.

Para saber sobre a intoxicação por outros metais pesados, acesse: Os elementos da morte-Superinteressante
http://super.abril.com.br/ciencia/elementos-morte-446035.shtml

Um comentário:

  1. Parabéns!! O site está demais!!
    Que site maravilhoso... irei visitá-lo sempre!

    ResponderExcluir