terça-feira, 26 de junho de 2012

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



Os alunos de química do Tempo de Aprender II do Colégio Estadual Hamilton de Jesus Lopes, em Salvador-Bahia, em 2009, desenvolveram o projeto ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, visando proporcionar conhecimentos e ações que permitissem mudanças na dieta dos participantes, tornando-a mais saudável. Em grupos, fizeram pesquisas dirigidas na web, em sites indicados, sobre grupos de alimentos: carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais; sobre pirâmide alimentar; anorexia, bulimia, obesidade, diabetes tipo II e colesterol; sobre contaminação biológica e contaminação química por agrotóxicos, anabolizantes esteróides (hormônios), metais pesados; sobre os aditivos químicos (corantes, conservantes, etc); alimentos orgânicos e dietas saudáveis. Para lidar com os desníveis de conhecimentos de informática, foram criadas monitorias. Além disso, interagiram na web através de emails, enviando para todos os participantes os resumos de suas pesquisas, dicas e receitas de alimentação saudável. Fizeram ainda consultas no blog Educação Alimentar, da professora, e postaram comentários. Cada aluno fez uma crítica à sua alimentação e construiu uma proposta pessoal de uma dieta saudável utilizando-se de conhecimentos da web e em grupo, fizeram uma cartilha de educação saudável que distribuiram na escola e comunidade . As equipes apresentaram excelentes seminários sobre os temas pesquisados, desenvolvendo apresentações no power point, usando o data-show. Uma equipe de alunos e professores da Faculdade de Nutrição da UFBA se integrou ao projeto, realizando avaliações nutricionais de alunos, professores e funcionários do colégio, além de palestras sobre o tema. Os resultados foram sensacionais, pois os alunos, foram construtores do seu aprendizado, aprenderam uns com os outros, criaram laços afetivos, leram, escreveram, interagiram, utilizaram as mídias disponíveis, o que fez com que alguns alunos, quase analfabetos digitais, se matriculassem nos cursos de informática oferecidos pela escola. O mais significante, foi, já no decorrer do projeto, ouvir os depoimentos das mudanças de hábitos alimentares que, inclusive, se estendiam às famílias dos alunos, devido às suas intervenções.
Figura: alimentacao.jpg http://www.popnutri.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário