terça-feira, 26 de junho de 2012

GRUPOS DE ALIMENTOS




CARBOIDRATOS



Glicídios, hidratos de carbono, açúcares ou carboidratos, correspondem a um grupo de substâncias orgânicas cuja função principal é fornecer energia às reações vitais do organismo. Correspondem ao material de reserva nutritiva dos vegetais, estando concentrado nas sementes e raízes na forma de amido. Cada molécula de amido, quando digerida, fornece, aproximadamente, mil moléculas de glicose (um açúcar mais simples). A glicose, assimilada pelas células do corpo, pode ser oxidada liberando a energia nela contida. Havendo sedentarismo ou (e) consumo elevado de carboidratos, especialmente antes de dormir, a glicose, destes proveniente, é convertida em outros compostos orgânicos, especialmente em gordura nos animais. Assim, o excesso de carboidratos (massas e doces) na dieta, aliado a fatores como: predisposição genética, sedentarismo, estresse e outros, pode levar a um quadro de obesidade e esta, a um quadro de diabetes tipo 2. Entretanto, pela demanda energética de crianças, adolescentes e pessoas que estão com o peso normal e praticam atividade física, os carboidratos ou glicídios correspondem aos alimentos que devem ser mais consumidos, sendo colocados na base da pirâmide alimentar. Estão presentes em alimentos que também nos fornecem outros nutrientes e fibras.

LIPÍDIOS
Os óleos, encontrados nos vegetais, e a gordura, nos animais, são glicerídeos
(lipídios simples), com função energética. A gordura (triglicerídio) também é um isolante térmico e serve, ainda, para amortecer choques. A principal reserva energética dos animais é a gordura, armazenada no tecido adiposo, abaixo da pele. É o alimento que mais fornece energia, seguido dos carboidreatos. O organismo, preferencialmente, usa suas reservas de carboidratos mas, se a atividade é mais duradoura e requer mais energia, lança mão dos lipídios. Uma dieta muito calórica é rica em lipídios e carboidratos, sendo isto um fator da obesidade. Entretanto, junto com os lipídios estão as vitaminas A, D, E e K, além do íon cálcio, essenciais à saúde. O colesterol é um lipídio esteróide produzido apenas pelos animais. É integrante da membrana plasmática celular, dando fluidez à mesma. A partir dele, o organismo sintetisa os hormônios sexuais e os hormônios corticóides das supra-renais, essenciais à vida. A maior fonte de colesterol é endógena, sendo produzido no fígado, onde também é degradado em sais biliares. A sua produção e sua degradação estão ligadas a fatores genéticos, alimentares, ao próprio metabolismo, bem como a hábitos de vida ( andar reduz o colesterol; já fumar, aumenta sua taxa). O consumo de alimentos ricos em colesterol, como camarão, gema de ovo, pele de animais , carnes vermelhas e outros, é contra indicado para os que já possuem essa taxa elevada. Ao contrário do que muitos pensam, o excesso de colesterol nem sempre está associado à obesidade, pois há indivíduos magros com colesterol elevado.
PROTEINAS
As proteínas são macromoléculas formadas de moléculas menores: os aminoácidos. Estes estão ligados entre si, como em um colar de
contas. São alimentos construtores, estruturando, basicamente, tudo que existe nas células e nos tecidos vivos. São também alimentos reguladores, atuado com enzimas (catalizam as reações metabólicas) e agindo também como hormônios (controlando as funções vitais). São encontradas, principalmente, nas leguminosas (feijões, soja, etc), nas carnes, no leite e nos ovos.
VITAMINAS E SAIS MINERAIS
O organismo necessita, constantemente, de pequenas quantidades destes alimentos. Muitas vitaminas são coenzimas e muitos sais minerais são cofatores, isto é, parte da enzima sem a qual ela não atua, prejudicando assim o metabolismo como um todo. Estão presentes nos alimentos de origem vegetal (hortaliças, legumes, cereais etc.) e de origem animal (carnes, leite ,ovos etc.). Os sais minerais também estão presentes na água, sendo que o sódio, o cloro e o iodo também estão no sal de cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário